Análise da eficiência no dimensionamento da capacidade portuária

Resumo: A análise da eficiência portuária é um tema que vem sendo amplamente estudados em todos os portos mundiais, pois atinge diretamente o equilíbrio econômico dos países. O desenvolvimento dos sistemas portuários mundiais possui características estão em diferentes estágios de desenvolvimento, pois agregam não só fatores tecnológicos, como também das políticas dos países quanto ao desenvolvimento portuário.
A diversidade de fatores que atuam em qualquer sistema portuário proporciona um vasto campo de pesquisa e análises quanto ao desempenho e eficácia de um porto. Por outro lado, esta mesma diversidade implica que diversas análises, utilizando diferentes métodos, podem gerar interpretações completamente divergentes.

As análises comparativas entre portos, e medidas de desempenho portuários são uma forma de avaliar os riscos em investimentos de alto custo e de longo tempo de retorno financeiro, portanto dependendo da forma como são realizadas estas análises, um porto pode ter seu aporte de capital comprometido ou as políticas públicas de investimento
portuário podem privilegiar um porto em relação a outro.

Propomos então desenvolver neste projeto uma análise de eficiência do desempenho portuário, utilizando a análise de envoltória de dados (DEA) que atenda aos critérios de produtividade e de políticas regulamentares do setor. As hipóteses a serem verificadas são a adequabilidade dos indicares utilizadas para a aplicação no DEA e como as políticas públicas, com a nova Lei dos Portos vão influir no desempenho portuário.

Como resultado deste projeto será desenvolvida a metodológica de aplicação do DEA, levando em conta principalmente a relevância das escolhas das variáveis de produtividade e de regulação.

Data de início: 01/06/2014
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado KAREN VASSOLER MARTINS
Aluno Mestrado LUIZA ROSA FERNANDES
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910