PROGRAMAÇÃO E ROTEIRIZAÇÃO DINÂMICA DE VEÍCULOS APLICADO AO SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CADEIRANTES

Nome: Aristides Fraga Neto
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/12/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Patricia Alcantara Cardoso Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Gilson Fernandes da Silva Examinador Externo
Marta Monteiro da Costa Cruz Examinador Interno
Patricia Alcantara Cardoso Orientador

Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de suporte à decisão para programação e roteirização de veículos dedicados ao transporte de pessoas (Dial-a-Ride Problem) cadeirantes, considerando fatores dinâmicos. Para isso, apresenta uma revisão bibliográfica com as principais leis e estatísticas relacionadas ao transporte de cadeirantes, os principais conceitos e métodos de programação e roteirização dinâmica de veículos (Dynamic Routing Problem DRP) e conceitos e métodos de desenvolvimento de sistemas de informação. Entre os métodos de programação e roteirização dinâmica apresentados, sobressai a heurística inserção, método que é o referencial para esta pesquisa. O desenvolvimento do sistema em questão se deu na linguagem VBA (Visual Basic for Applications), sendo testado com dados reais de 20 dias de operação de um serviço de transporte de cadeirantes localizado na região da Grande Vitória, o Serviço Especial Mão na Roda, o qual conta com 3.525 usuários cadastrados em julho de 2014. Para a realização dos testes do sistema proposto e análise de suas saídas, recorreu-se à avaliação dos resultados da programação e roteirização das 20 amostras selecionadas com base na distância adicionada nos roteiros para o atendimento das novas solicitações, no tempo de processamento e na quantidade de solicitações demandadas e passíveis de inserção segundo resultados do sistema apresentado. Além disso, houve comparação dos dados com os resultados das programações empíricas utilizadas pela central de programação em que se procedeu ao estudo de caso. Os resultados mostraram que o sistema proposto é capaz de realizar a inserção das solicitações de forma dinâmica nos roteiros existentes, com um tempo computacional médio de cinco segundos por solicitação.

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