Vibrações em Pavimentos de Edifícios Originadas Pelas Ações Humanas - Aspectos Normativos e Teóricos

Nome: LUIZ ALBERTO PRETTI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/10/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
WALNÓRIO GRAÇA FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
WALNÓRIO GRAÇA FERREIRA Orientador

Resumo: Este trabalho examina as situações em que ocorrem as vibrações nos pavimentos de edifícios de múltiplos andares originadas nas atividades humanas exercidas pela ocupação diretamente destes ambientes e em locais próximos.

Procura identificar as formas como se originam e os possíveis modos como afetam o próprio homem nestes locais, quando eventualmente se encontram próximas da freqüência natural destes pavimentos, potencializando o fenômeno da ressonância.

Neste contexto, estuda as disposições e recomendações normativas existentes no âmbito da ABNT para as estruturas de concreto armado e mistas aço-concreto.

Sob o ponto de vista da teoria e recursos computacionais atualmente disponíveis, faz uma revisão dos estudos e recomendações dispostas em diversos locais e em que situações poderiam ser consolidadas e consequentemente disponibilizadas de forma a análise destas ações vibratórias frente às observações complexas da sensibilidade de incômodo humano perante estes fenômenos vibratórios, com o conseqüente desconforto a que se sujeitam, enquanto usuários finais destas estruturas.

Apresenta-se uma abordagem didática das diversas etapas teóricas que permitem o equacionamento dos problemas de vibrações em engenharia de estruturas e também o desenvolvimento de cálculos matemáticos afins, possíveis de se compreender e desenvolver manualmente, objetivando prestar-se também como manual de consulta técnica.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910