Industrialização na construção civil uma contribuição à política de utilização de estruturas pré-fabricadas em concreto

Nome: TATIANA FREITAS SPADETO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 05/09/2011

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DESILVIA MACHADO LOUZADA Examinador Externo
LUIZ HERKENHOFF COELHO Orientador
MARCEL OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Coorientador

Resumo: A produção da construção civil brasileira tem crescido muito na última década, em função do aumento da demanda e da criação de diversos programas do governo para melhoria da infra-estrutura e diminuição do déficit habitacional, e também porque o Brasil será palco de importantes eventos esportivos nos próximos anos, e para tanto tem se preparado para recebê-los. Com isso, o país tem se tornado um canteiro de obras.
Apesar do crescimento da produção que tem se verificado em quantidade na construção civil brasileira, quando se pensa em termos de qualidade e avanço tecnológico, esse crescimento não se apresentou da mesma forma. As técnicas de construção comunente utilizadas no Brasil ainda são atrasadas, ainda que alguns edifícios sejam construídos com tecnologia de ponta. Este trabalho aponta para uma técnica construtiva, a pré-fabricação em concreto, que se propõe a favorecer a racionalização e a industrialização da construção civil, com intuito de ganhar em qualidade e velocidade na construção, dentre outros benefícios.
É apresentado um breve histórico da atividade edilícia, desde a pré-história até a construção civil brasileira. A partir daí são analisadas suas características e em seguida se analisa a pré-fabricação em concreto, com suas vantagens e descrição de alguns aspectos da sua produção e aplicação.
A partir desse ponto são elencados e analisados os aspectos que têm causado entraves a maior utilização de sistemas construtivos industrializados, como o sistema pré-fabricado em concreto. Esses entraves são relacionados com os segmentos que estão diretamente ligados a construção civil, o público, o produtivo e o profissional. Para cada segmento são apresentadas suas funções neste importante setor.
Para concluir, são feitas proposições nas áreas de políticas públicas, sustentabilidade e qualidade e preço do produto final, em busca de proporcionar a ampliação do uso de sistemas pré-fabricados em concreto.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910