ESTUDO de Roteirização de Veículos Com Apoio de um Sistema de Informações Geográficas Contribuição para o Transporte Urbano de Empregados Por uma Frota de Ônibus Fretada

Nome: ROSEMBERG SILVA SALLES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/05/2013

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS DAVID NASSI Examinador Externo
GREGÓRIO COELHO DE MORAIS NETO Orientador
MARTA MONTEIRO DA COSTA CRUZ Examinador Interno

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um procedimento de coleta e distribuição física de empregados por uma frota de ônibus fretada com o apoio de um sistema de informações geográficas, aplicando o problema de roteirização de veículos com janelas de tempo para uma possível otimização das rotas. Inicialmente é feita uma revisão da literatura sobre o transporte fretado de empregados, bem como dos problemas de roteirização de veículos e dos sistemas de informações geográficas. Em seguida é proposto um procedimento de roteirização, onde se caracteriza e delimita o problema de coleta e distribuição de empregados com janelas de tempo, além de definir os critérios de otimização de rotas. Para tanto, utiliza-se o software TransCAD onde é feita a modelagem e proposta de resolução do problema. O procedimento foi aplicado a um estudo de caso em uma empresa de grande porte na Região Metropolitana da Grande Vitória no Estado do Espírito Santo que oferece transporte próprio as seus empregados. Foram gerados quatro cenários, onde se analisa a eficiência das rotas em termos de distâncias, tempos de viagem e custos operacionais. Os resultados gerados a partir do procedimento permitiram determinar em que cenário as rotas se mostram mais eficientes.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910