CONTRIBUIÇÃO à Avaliação do Nível de Serviço de Vias Considerando Emissão de Poluentes e Tempo de Produção
Nome: LEANDRO ANSELMO NETO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/11/2010
Banca:
Nome | Papel |
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ADELMO INACIO BERTOLDE | Coorientador |
MARCO ANTONIO C ROMANELLI | Examinador Externo |
NADJA LISBOA DA SILVEIRA GUEDES | Orientador |
PAULO CEZAR MARTINS RIBEIRO | Examinador Externo |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para avaliação do nível de serviço das vias urbanas, de forma complementar ao método de classificação do Manual de Capacidade de Vias - HCM, multifaixas com adição de duas variáveis: emissão de poluentes e custo do tempo de produção perdido. Inicialmente, faz-se revisão bibliográfica sobre perda de tempo, poluição gerada pelo trânsito e gerenciamento de demanda. Em seguida, discorre-se sobre a análise de vias e medidas de desempenho importantes para se manter uma via com padrão aceitável de fluidez e, também, sobre o procedimento para análise de capacidade e o cálculo do nível de serviço, usando o HCM. Considerando a importância da preservação do meio ambiente e do valor do tempo para a sociedade, no mundo moderno, propõe-se uma parte complementar valorizando-se as variáveis adicionadas, submetidas a métodos estatísticos, o que pode implicar num enquadramento variável de nível de serviço, isto é, uma reclassificação que constitui uma inovação da metodologia proposta. A partir de dados coletados em campo em instituições públicas e privadas, ensaiou-se esta metodologia para um dos acessos mais importantes da cidade de Vitória, que é a Ponte Darcy Castelo de Mendonça (3º P onte), que liga Vitória e Vila Velha e com capacidade prevista comprometida e alto custo de tempo de produção perdido. Após as análises dos resultados gerados no ensaio, corroborando com o HCM, inferiu-se que há perda de tempo de produção em dois níveis - D,E, assim, decidiu-se calcular o custo e não considerá-lo estatisticamente para reclassificação do nível de serviço. Já a emissão de poluentes - no caso, de CO - observou-se ser relevante em todos os níveis - A,B,C,D,E, sendo aplicadas técnicas estatísticas multivariadas para proceder-se à reclassificação de 19% dos níveis calculados e julgados como prejudicados. Vale salientar que a metodologia proposta pode ser aplicada a qualquer via urbana.