IMPLEMENTAÇÃO do Modelo de Otimização da Política de Reabastecimento para Transportes Rodoviários de Carga: Aplicação da Metodologia de Pesquisa-ação

Nome: Gabriella Lopes de Britto
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/04/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Marta Monteiro da Costa Cruz Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Marta Monteiro da Costa Cruz Orientador
Patricia Alcantara Cardoso Examinador Interno
Thalmo de Paiva Coelho Junior Examinador Externo

Resumo: Dentre os custos logísticos, os custos com transportes representam de um a dois terços dos custos totais. O transporte rodoviário é um dos mais simples e eficientes dentre os modais, porém apresenta altos gastos devido a significância no custo do óleo diesel e seu alto consumo. No Brasil o transporte de cargas e pessoas concentra-se no modo rodoviário. Dentro desse contexto e analisando a literatura existente, este trabalho tem o objetivo de utilizar o aplicativo de política de reabastecimento de combustível, no serviço de transporte de carga a fim de reduzir os gastos de uma empresa fabricante de alho do estado do Espírito Santo. O aplicativo tem como função determinar a política de reabastecimento ótima no transporte entre a fábrica e seus consumidores, levando em consideração a variação nos preços dos combustíveis nos diferentes postos de abastecimento. Para conduzir esta implementação na empresa, foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação com o objetivo de que os participantes dessa pesquisa estejam envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Dentro os testes feitos com o aplicativo juntamente com o caminhoneiro os resultados encontrados possibilitaram a criação de uma nova política de reabastecimento com redução de 30% nos custos de combustível na empresa.

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