Planejamento da Designação de Maquinistas a Trens de Viagem de Longa Distância em Ferrovias de Carga

Nome: Franco Collodetti Mazioli
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/03/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Rodrigo de Alvarenga Rosa Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Glaydston Mattos Ribeiro Examinador Externo
Macksuel Soares de Azevedo Examinador Interno
Rodrigo de Alvarenga Rosa Orientador

Resumo: Nas ferrovias, trens circulam para transportar cargas e cada trem é conduzido por um maquinista. As ferrovias de cargas possuem grandes extensões e, o tempo de viagem dos trens da origem ao destino é, geralmente, superior à escala de trabalho dos maquinistas, sendo necessário realizar a troca destes maquinistas durante a viagem. As ferrovias são divididas em trechos onde existe um destacamento, onde os maquinistas se apresentam para conduzir os trens e onde ocorre a troca de maquinista. Este artigo apresenta um modelo matemático para elaboração da designação de maquinistas para atender os trens que passarão pelo destacamento, buscando minimizar o pagamento de horas extras e atendendo as determinações legais. O modelo propõe uma abordagem diferenciada para descrever matematicamente o problema, algo que ainda não foi encontrado na literatura. Os resultados demonstram a efetividade no planejamento das designações dos maquinistas, podendo proporcionar economia com o pagamento de horas extras.

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