Roteirização de Veículos em Centros Urbanos: uma Proposta de Modelo Matemático Aplicado ao Serviço de Delivery Com Bicicletas

Nome: Ricardo Luiz de Souza Vieira
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/04/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Patricia Alcantara Cardoso Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Adriana Leiras Examinador Externo
Marta Monteiro da Costa Cruz Examinador Interno
Patricia Alcantara Cardoso Orientador

Resumo: crescimento das cidades tem tornado o transporte urbano de carga um grande desafio. É possível perceber que o ritmo de crescimento da infraestrutura viária urbana é menor do que o crescimento do número de veículos e de pessoas, de forma que os impactos negativos como congestionamento do trânsito, poluição e acidentes são cada vez mais impactantes. Um dos serviços de transporte que mais cresce nas cidades é o serviço de delivery, principalmente o de alimentos, sendo muito comum vermos motocicletas sendo utilizadas para fazer as entregas. Um importante conceito que surgiu para tratar da interação entre as pessoas e o meio ambiente urbano é o conceito de City Logistics, que sugere o uso de transporte urbano ambientalmente amigável. Neste sentido, o uso de bicicletas para o serviço de delivery surge como uma opção para reduzir os impactos negativos. Neste trabalho foi adaptado e implementado um modelo matemático de programação e roteirização de veículos aplicado ao serviço de delivery considerando o uso de bicicletas para fazer as entregas. Foi utilizado o software Cplex para rodar 48 cenários, onde foi possível demonstrar que o modelo pode ser resolvido de forma ótima para pequenas instâncias.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910