DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Às 10:30 do dia 15 de agosto de 2016 no Auditório CT VI:

ANÁLISE DO PLANEJAMENTO FERROVIÁRIO: UMA ABORDAGEM

UTILIZANDO SIMULAÇÃO A EVENTOS DISCRETOS

CARLOS HENRIQUE FERNANDES DE FARIA

Banca Examinadora:

Prof. Drª. Marta Monteiro da Costa Cruz - Orientadora

Profa. Dr. Gregório Coelho de Morais Neto - Examinador Interno

Prof. Dr. Luiz Antonio Silveira Lopes - Examinador Externo - IME - RJ

RESUMO

O acentuado crescimento e a busca pelo transporte ferroviário de carga ao longo dos últimos anos fazem com que as decisões de logística impactem cada vez mais nos negócios das empresas nos quesitos relacionados à competitividade. Além disso, nota-se que o escopo logístico, por possuir uma importância fundamental e um custo considerável, recebe tradicionalmente uma atenção especial a nível gerencial. No setor ferroviário, tanto as modificações na infraestrutura do sistema a longo e médio prazo como, a construção de pátios de cruzamento, as duplicações ou as triplicações de trechos, as melhorias da via permanente para o aumento da tonelada por eixo ou da velocidade das composições, quanto os custos fixos e as decisões de curto prazo, como por exemplo, a conservação do material rodante, os gastos com combustíveis e com a equipagem necessária à uma operação eficiente, requerem elevados custos e/ou investimentos. Desse modo, as análises necessitam de uma atenção especial na forma como são realizadas e daí, surgem as ferramentas de auxílio às tomadas de decisões. Dentro desse contexto, o trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de simulação a eventos discretos da cadeia logística em circuito fechado do minério de ferro, modelando detalhadamente a malha ferroviária da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), integrando-a aos terminais ferroviários presentes no estado de Minas Gerais e ao pátio ferroviário de Tubarão situado no estado do Espírito Santo. Porém, o diferencial e o fator mais relevante da ferramenta desenvolvida nesta dissertação é fomentar uma forma mais estratégica nas análises, ao integrar as visões dos diferentes horizontes de planejamento (o operacional, o tático e o estratégico) e fornecer como outputs os principais indicadores de desempenho (KPI’s) acompanhados pelas empresas logísticas do setor.

Palavras chave: Planejamento Ferroviário, Logística, Transporte Ferroviário, Simulação.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.